Sobre

Home / Sobre

A agência Oficina da Moda foi criada em 2004 pelo professor, fotógrafo de moda e produtor de desfile Rodrigo Bessa. Trabalha com agenciamento de modelos profissionais, fotografia publicitária com foco no mercado de moda de Divinópolis e calçadista de Nova Serrana.

A Oficina da Moda atua ainda, e principalmente, com produção de desfiles para os shoppings, sindicatos e várias marcas da região Centro-Oeste de Minas Gerais.

Além de realizar trabalhos com o elenco cadastrado no site, o espaço físico oferece para o(a)s candidato(a)s à profissão de modelo o curso profissionalizante com certificado reconhecido pelo Sindicato dos Artistas (SATED- MG). Assim, após a conclusão, o jovem que deseja trabalhar como modelo fotográfico ou passarela estará apto para realizar o exame do sindicato e ter na carteira de trabalho o registro profissional de “modelo passarela e fotografia”.

No mercado existem dois tipos de modelos: modelo fashion e o modelo comercial. O modelo fashion é aquele que trabalha principalmente com desfiles de moda e editoriais para revistas. Para ser um modelo fashion, nem sempre a beleza é fundamental, pois existem modelos andróginos ou exóticos, mas as medidas como altura, manequim e peso podem ser fatores determinantes para alcançar o sucesso profissional.

Para se tornar um modelo comercial ambos os sexos devem ser fotogênicos, além de ter pele e cabelos bem cuidados. Não se exige medidas, por exemplo, existem modelos que vestem manequim 46 ou 48, e também não existe uma idade definida para se iniciar, pois um comercial pode precisar de uma senhora ou de uma criança.

Para ambas as carreiras, o(a)s candidato(a)s devem estar agenciados a uma agência de modelos, fazer o curso profissionalizante, ter um bom material fotográfico e, principalmente, ter o registro profissional na carteira de trabalho para participar das seleções. Antes de tudo, deve-se estar preparado para escutar muitos “NÃOS”, pois será a palavra mais ouvida nessa profissão.

Antes de mais nada, é preciso que saibam que o mercado da moda não é feito apenas de glamour e flashes, pois o trabalho é árduo por trás dos holofotes. Para chegar ao sucesso, um aspirante à modelo terá que abrir mão de vários compromissos pessoais para conquistar seu espaço. Terá, por exemplo, que ter tempo disponível para ir aos castings (testes). Disciplina, atitude, reeducação alimentar e humildade são alguns dos elementos que podem ajudar a ser um profissional de sucesso.
Portanto, quem deseja trabalhar profissionalmente como modelo comercial ou fashion deve começar através do nosso agenciamento on-line, preencha-o neste link.